Divisores de antena

18 08 2010

Por conta de problemas relacionados com antenas com ganho muito divergentes, abandonei algo que poderia ser uma alternativa para adicionar emissoras ao meu rol de captações na faixa de FM: faseamento de antenas. Como nos próximos dias pretendo erguer uma antena Körner 17.5, certamente estarei com um sistema muito mais equilibrado pois há um bom tempo uso a norteamericana Antenna Performance APS-9B, que possui um rendimento muito bom e foi a responsável por atiçar meu interesse pelo Dexismo em FM.

Além do faseador e de antenas com ganho equivalente serem recomendadas, uma peça importante do sistema é o divisor de antena. Quando da aquisição dele há mais de um ano aproveitei e comprei também dois atenuadores (necessários ao conjunto em casos de níveis diferentes de sinal nas antenas objetivando o devido equilíbrio) e o divisor. Quanto ao faseador e os atenuadores fiquei bastante contente, mas o divisor… Para começar, ao desembalar o pacote a tampa dele caiu.

Há poucos instantes fiz um teste que mostra a diferença entre os dois. Os candidados são um divisor marca Tozz (?!) e um Mini-Circuits ZSC-2-1-75. Segue a foto deles:

Evidentemente há perdas em ambos os casos, mas fiquei espantado com a diferença entre eles. Dizer que o modelo chinês tomou uma surra seria pouco. Para o teste usei como referência uma emissora semi-local para evitar que sinais variáveis (tropo, por exemplo) prejudicassem o resultado. Direcionei a antena de forma que o seu sinal chegasse com nível um pouco mais baixo para que os resultados fossem mais evidentes.

Seguem algumas imagens que demonstram muito bem a diferença de rendimento

Sinal da emissora com conexão direta (sem divisor):

Sinal da emissora com o divisor Tozz:

Sinal da emissora com o divisor Mini-Circuits:

Ficou claro que a economia não foi uma boa opção. Quanto ao faseador, nos próximos dias espero poder divulgar os primeiros resultados.


Ações

Informação

5 responses

18 08 2010
wanderson

Olá Ivan b. dia!
O comentario q tenho a dizer é… te agradeço por se preocupar com esses detalhes que são muito importante principalmente quando se trata de uma recepção distante da nossa origem. cada db de ganho é uma diferença enorme na escuta sem contar a qualidade. são pessoas como vc q torna nossa vida mais pratica e repleta de conhecimentos… vlw abraços

28 09 2010
NAVAL - Toledo / PR

Ola Ivam
qual o nome do software que vc usa pra verificar a qualidade do sinal ( screenshots da materia).

30 09 2010
Ivan

Uso o Cool Edit 2000. Na falta dele, o Sound Forge faz o mesmo.

30 11 2011
nETO sILVA

Hoje em dia o problema é o ruido do modem de internet e dos equipamentos que usam internet, aqui em casa as minhas escutas em Am, no tuner Sansui ja era, muita interferencia por causa da Internet, o Degen me salva, nao tem como tirar o ruido de internet, pois vem pela antena.

Neto Silva
Brasilia DF

30 11 2011
Ivan

Neto,

Há formas de minimizar tal problema, como o uso de aterramento, baluns, faseadores, etc.

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: