Perses Downconverter

26 08 2011

Não resta mais dúvida: esta foi mais uma grande aquisição que fiz visando o Dexismo em FM. Confesso que estava bastante desconfiado do seu rendimento, mas o uso mudou meu conceito. Antes da compra li um artigo sobre ele bastante interessante no boletim do WTFDA e este foi o fator determinante do meu interesse. Na época ele era comparado de forma bastante positiva com o sintonizador Yamaha T-85, um dos mais conhecidos e usados por Dexistas da faixa de FM.

Resolvi arriscar pois acredito que independente da faixa o uso de SDRs será o futuro do Dexismo e usando ele em conjunto com o QS1R posso gravar até 2 MHz do espectro, o que significa a escuta de 10 emissoras ao mesmo tempo. Durante uma noite de abertura Transequatorial isso significa colher muito mais resultados que com um receptor convencional.

No momento estou usando o software WRplus e gostei bastante das suas funções. Além da sensibilidade ser equivalente a do Sony XDR-F1HD que eu tinha, o uso do software permite a configuração dos filtros, uso de redutor de ruído, escuta em mono ou estéreo, a não existência de “soft-mute”, entre várias outras qualidades que fazem com que o downconverter supere o Sony. A única coisa que não gostei muito é a parte dedicada ao RDS. Além da decodificação ser um pouco lenta em comparação com o Sony a tela de informações é um pouco limitada.

O equipamento tem potencial, disso não tenho dúvida. Com o uso dele já tive a oportunidade de fazer algumas captações novas mesmo sob condições de faixa “morta”.

Para encerrar deixo algumas telas de RDS. Futuramente compartilharei outras conforme for fazendo mais captações. Áudios de emissoras, como sempre, serão compartilhados por aqui.

O downconverter pode ser visto na foto abaixo:


Ações

Informação

2 responses

30 08 2011
rldonaldson

G’day Ivan

Wonderful information!

How does the FM downconverter cope with overload? Can it handle strong signals? Are there many images of local FM stations?

Cheers
Ryan Leigh Donaldson

31 08 2011
Ivan

Ryan,

Thank you for coming here again. I live from about 20 km from the nearest FM station. There are strong signals from my city and from stations in big cities like São Paulo and Campinas. The signals are handled like you were tuning them with a Sony XDR. Everything I heard with the Sony was heard with the donwconverter. The RDS cia software unfortunately is not good to receive RDS radio text, just the PI code.

I sold the Sony a few months ago and bought the downconverter from a friend in England a few months ago and I am convinced that it is a good toll form FM DXing. Would be wonderful during a TEP opening record 10 stations at once!

It gets hot like the Sony…

Hope this information is useful for you!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: