Fenarcom 2011

8 11 2011

Por conta da programação de palestras me animei bastante para ir até Indaiatuba participar da edição 2011 da Fenarcom. Como estava de folga e a distância não é tão grande (cerca de 65 km) resolvi pegar o carro e fazer uma viagem que realmente valeu muito a pena. A razão pela qual não participei de edições anteriores foi o fato de não haver palestras do meu interesse. Lembrando que o evento é voltado primariamente ao público radioamadorístico.

O dia começou sob intenso calor. Logo na chegada tive a felicidade de encontrar um colega que há anos via: Anderson Assis Oliveira, de Itaúna/MG.

Como já eram mais de 13:00 resolvi almoçar. Inicialmente contei com a presença do colega Rudolf Grimm e na sequência o Flávio Archangelo juntou-se ao grupo.

Com pouco tempo entre o almoço e a palestra de QRM de linha visitei o estande de rádios antigos do Adinei Brochi (PY2ADN), onde tirei algumas fotos. Pena não ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.

Pouco antes da palestra aproveitei e registrei algumas fotos panorâmicas da feira:

Duas palestras despertaram meu interesse: uma sobre QRM da rede elétrica e outra sobre Digital Radio Mondiale. Por conta da segunda ser no domingo, infelizmente assisti somente ela. Sem dúvida o Fred Carvalho (PY2XB) foi simplesmente sensacional. Aprendi muita coisa e também muitos mitos sobre o assunto foram derrubados. Fiquei bastante animado com o conteúdo apresentado e pude perceber que com uma certa dose de paciência e trabalho esta verdadeira praga do éter pode ter sua ação nefasta reduzida ou mesmo eliminada.

Ao final da paletra o Fred me atendeu de forma bastante cortês e com ele consegui os arquivos da palestra. Como ele permitiu, resolvi publicá-lo, pois considero de extrema importância.

Para baixar o conteúdo da palestra clique em Apresentação – QRM Linha.

Para baixar o complemento da apresentação clique em Anexo – Apresentação – QRM Linha.

Para baixar um TCC de alunos da UFPR sobre o subdimensionamento de isoladores, clique  em w1rtc_notes1.

Para baixar o artigo da ARRL de um detector ultrassônico de fontes de ruído, clique  aqui.

Para baixar notas adicionais sobre o circuito acima, clique aqui.

Ao final compartilhei os arquivos com o colega Luiz Tresso, com quem tirei uma foto:

A diversão estava longe de chegar ao fim. Depois de deixar a feira fui visitar a emissora local de Ondas Médias, a Rádio Jornal, que transmite em 1470 kHz. Tal visita surgiu de uma tentativa de última hora. Minutos antes de sair de Sorocaba liguei tanto na Rádio Jornal quanto na Clip FM para verificar a possibilidade de conhecê-las. Infelizmente na Clip FM não havia quem pudesse me receber. Cheguei por volta das 17:30 e ao tocar a campainha algumas vezes pensei que também já não houvesse ninguém. Quando estava quase desistindo, o Sr. Nivaldo, apresentador do programa “Varanda do Nivaldo” atendeu e convidou-me para conhecer a emissora.

A felicidade foi maior ainda quando fui convidado pelo Sr. Nivaldo a participar do seu programa. Durante quase 10 minutos pude falar um pouco sobre o nosso hobby para os ouvintes de Indaiatuba e região. Pessoa de enorme talento e igual amabilidade, não posso deixar de registrar meu agradecimento.

Com o Sr. Nivaldo e posteriormente com o técnico Leandro fiz vários outros registros dessa maravilhosa visita:

Sempre lembrarei da cortesia na recepção bem como pela excelente participação no programa “Varanda do Nivaldo”. Ao sair da emissora sintonizei os 1470 kHz e ainda pude ouvir uma bonita saudação quanto a visita.


Ações

Informação

One response

16 11 2011
Alexis Maldonado

Ivan, parabéns pela iniciativa e empenho no hobby.

Sou apaixonado por esses tapes de rolo Akay… Já os vi funcionando, são excelentes equipamentos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: