Mais uma confraternização do Regional DX

31 01 2012

Alexis de Pontes Maldonado

E lá se vai 2011… Mais um ano que passa, fato que parece se acelerar a cada ciclo. Talvez um sintoma da idade ou apenas consequência de nosso “saudável” estilo de vida, cada vez mais corrido. Mas isso não vem ao caso agora, o que realmente importa é preservar a lembrança dos momentos agradáveis que passamos e assim construir nossa história.

Isso é o que vem acontecendo com nosso grupo, o Regional DX. Trata-se de um grupo de Sorocaba-SP e região (do qual faço parte), que agremia apaixonados por rádio e que surgiu timidamente em… desculpem, realmente não me lembro da data, mas algo em torno de dez anos atrás. Digo timidamente porque nenhum de nós planejou sua formação, fomos nos conhecendo aos poucos, via e-mails e telefonemas, uns solitários, outros que já conheciam mais simpatizantes e, um belo dia, com a constante boa vontade e entusiasmo do amigo Ivan, decidimos: “ok, vamos marcar um encontro”.

Mas a idéia de formar um grupo ainda não havia nascido, foram apenas alguns encontros para nos conhecermos pessoalmente, trocarmos informações e mostrarmos QSLs. O conceito de agrupamento foi surgindo ao longo do tempo. Vários companheiros vieram e se foram, alguns participaram de um encontro apenas, mas o cerne continua firme, a despeito dos percalços. Surgimos entre Sorocaba e Votorantim, mas com o tempo ultrapassamos outras fronteiras, alcançamos Boituva, Cerquilho, Registro… Claro que com essa expansão, nem todos podem participar de todos os eventos, em função de distância e outras questões que não nos compete julgar. Mas isso não impede de nos mantermos ativos, sempre em contato, ainda que eletronicamente. Tanto que atualmente, os assuntos vão muito além do rádio; descobriu-se em nosso meio também amantes de astronomia (me incluo aqui), dentre outros temas.

Deixo claro que não somos um clube, não temos diretoria constituída, tampouco regime de mensalidade. Somos apenas amigos que se reúnem em torno de um hobby em comum, todos num mesmo patamar, sem qualquer hierarquia. Todos têm algo a oferecer e não há qualquer preconceito relacionado ao nível de conhecimento. Acredito que essas características foram decisivas para nos mantermos unidos por tanto tempo, ainda que nos vejamos apenas uma vez por ano, em alguns casos.

E, mantendo a tradição, realizamos no dia 22/12/2011 nossa confraternização de fim de ano, desta vez numa famosa pastelaria da cidade, onde o rodízio de pastéis é entremeado por um de pizzas! (Haja calorias!). José Luiz, munido de suas cartas de navegação aérea, acompanhado de seu irmão Gilson, contaram suas peripécias de observação astronômica e de sua visita à estação VOR de Sorocaba (o José Luiz também mostrou sua infinidade de kits eletrônicos, todos iniciados mas nenhum terminado!); o Bráulio narrou suas aventuras para encontrar sinal de celular via rádio em locais remotos; o Ivan levou uma verdadeira biblioteca de dexismo e seu fantástico receptor Grundig Satellit 2000 e eu apresentei aos amigos meus primeiros receptores de OC, heranças de meu avô e bisavô. Enfim, cada um com uma história para contar ou algo a mostrar. Em meio a pastéis, pizzas e muitas risadas, batemos aquele papo agradável de sempre. E ao final, todos saímos presenteados com souvenires que marcaram o encontro. Partimos já com saudades e ansiosos pela próxima reunião.

Assim, encerramos 2011 satisfeitos com a união do grupo que, apesar de pequeno e sem regras estabelecidas, se mantém ativo há tanto tempo e cumprindo sua principal função: aproximar amigos com preferências e objetivos em comum.

Feliz 2012 a todos!

Algumas fotos do encontro:

José Luiz, Braulio, Ivan e Gilson

José Luiz e Braulio

Alexis e Gilson com alguns do brindes compartilhados no encontro


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: