Rádio Bandeirantes

16 09 2012

Tom Williamson

Neste artigo abordarei uma das emissoras brasileiras mais antigas ainda em operação nas ondas curtas. Não tenho certeza de quando a primeira transmissão foi feita, mas certamente estão no ar há mais de 60 anos. A estreia em ondas curtas ocorreu em 1953.

A emissora tem como sede a cidade de São Paulo, a “locomotiva” da nação. Fundada por Jesuítas em 1554, possui uma população próxima dos 20 milhões de habitantes.

O nome da emissora reflete uma parte da história da região. Os primeiros colonizadores europeus se instalaram em localidades em que hoje estão as cidades de Salvador, São Vicente e Olinda a partir de 1501. Os colonizadores do nordeste prosperaram por conta do cultivo da cana de açúcar. A ocupação de São Paulo ocorreu a partir de 1534 e de lá saíram expedições para o interior em busca de ouro. Seus integrantes eram conhecidos como Bandeirantes, pois carregavam as bandeiras de seus países de origem. Tais atividades levaram a ao espalhamento da população e ao encontro de ouro e diamantes em Minas Gerais e Mato Grosso, que foi explorado por cerca de cem anos. Os ciclos do café e da borracha vieram em seguida e a consequente riqueza ajudou para que houvesse um forte desenvolvimento da agricultura. Hoje, São Paulo é uma cidade tipicamente industrial.

A Rádio Bandeirantes usou primeiramente o indicativo PRH9, mas com a reorganização nacional passou a usar ZYK687 (840 kHz), ZYE958 (11925 kHz), ZYE957 (9645 kHz) e ZYE956 (6090 kHz). Na atualidade consigo captar as transmissões em 6 e 11 MHz ocasionalmente. Sua identificação não é das mais difíceis de obter entre as emissoras brasileiras.

A emissora confirmava os informes de recepção com bonitos cartões QSL e flâmulas, mas não sei a situação atual. De qualquer forma vale à pena enviar o informe para o endereço que consta no WRTH.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: