SDR Popular

11 11 2012

O receptor de TV Digital USB que funciona bem como SDR

Há poucos anos era difícil imaginar que seria possível ter um receptor definido por software capaz de ir dos 50 MHz ao 1 GHz ou mais sem precisar gastar centenas de dólares por isso.

Recentemente alguém descobriu que tal receptor (que não funciona para recepção digital na América do Norte) pode ser usado para a captação de uma gama variada de frequências além das usadas para televisão digital. Eles rapidamente passaram a ser itens desejados por vários Dexistas por conta do desenvolvimento de softwares que os tornaram versões digitais do Icom R7000/7100, mas com funções não encontradas em tais receptores, como largura de banda variável em FM e um display que mostra até 2 MHz do espectro.

Os sintonizadores que começaram essa revolução possuem os chips Realtek RTL2832 e Elonics E4000. Equipamentos com tais chips são muitos e podem ser encontrados facilmente no eBay e Amazon por preços na faixa de US$ 25.

Para usar um desses dispositivos como rádio definido por software seu computador deve ter uma porta USB 2.0 livre (que possui transferência de dados mais rápida que a 1.0). O processador deve ser superior a 1 GHz e ter o componente MS.NET Framework 3.5 instalado. Você precisará baixar um programa para usar o rádio como tal. O SDR# (SDR Sharp)é uma excelente alternativa.

O programa Zadig foi desenvolvido para que você possa instalar o driver. Com o driver e o SDR# instalados em seu computador você poderá escutar radioamadores, estações comerciais de FM, transmissões aéreas, bombeiros e polícia. Antenas externas podem ser conectadas.

A tela acima mostra as bandas laterais em HD da emissora WAQY (102,1 MHz) à esquerda e a WDRC (102,9 MHz) no centro. A antena usada foi a Scantenna.

Você pode baixar tanto o Zadig (instalador do driver) quanto o SDR# em http://rtlsdr.org/softwarewindows. Selecione a opção de instalação automática. Para mais informações sobre o software SDR# visite http://www.sdrsharp.com.

Visite também o fórum de discussão do sintonizador Realtek RTL2832  em http://forums.wtfda.org

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide TV/FM DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: