Cartilha do Dexismo Utilitário

15 11 2012

Fazer este trabalho foi um grande desafio, principalmente se levarmos em conta que o primeiro material do gênero foi de autoria do Dexista Marcelo Toniolo dos Anjos (a quem inclusive devo verdadeiramente meu desenvolvimento no hobby). Até então o Dexismo Utilitário era praticado por alguns poucos em nosso país que tinham acesso a materiais importados.

Infelizmente a situação não mudou tanto e de certa forma acredito que até piorou, pois hoje em dia o Dexismo Utilitário exige uma especialização não tão necessária na época do Manual do Dexismo Utilitário. Havia uma grande quantidade de comunicações em fonia, sendo que hoje o cenário é povoado em sua esmagadora maioria por transmissões em modos digitais que para serem interpretadas necessitam de softwares de decodificação.

Desde o lançamento do original em Alemão tratei de fazer um trabalho de tradução com a melhor qualidade possível. Seu autor contribuiu de forma definitiva e o resultado está aí: um conteúdo voltado ao Dexista Utilitário totalmente contemporâneo e que mostra que esta faceta do hobby é a mais promissora para quem ainda tem interesse na escuta de ondas curtas, pois é notório o declínio de tal faixa para transmissões de radiodifusão.

Esta cartilha tem como foco principal o uso do software Krypto500, que é pago (e bem caro), mas seu conteúdo serve tranquilamente para qualquer um que queira ter ideia de como ajustar e usar qualquer outro software de decodificação. Uma coisa eu posso dizer: quando comecei no Dexismo Utilitário (em 2004) praticá-lo era algo muito mais difícil. Um pouco de informação e uma unidade de hardware da MFJ com incríveis 256 kb de memória era tudo o que eu tinha. Com esta cartilha, materiais disponíveis na internet e os muitos softwares existentes tenho certeza que sua vida não será das mais difíceis. Basta ter vontade.

Ao iniciar esta tradução pensei em adicionar uma lista de frequências, mas tendo em vista o cenário altamente mutável das frequências utilitárias acabei decidindo deixar isso de fora.

Espero que o conteúdo seja útil e possa ajudar a romper a barreira que faz com que os Dexistas brasileiros sejam tão distantes de uma faceta do hobby que pode render experiências e confirmações interessantíssimas.

Para baixar a Cartilha do Dexismo Utilitário clique aqui.

O conteúdo desta cartilha não pode ser reproduzida em qualquer outro meio. Seu objetivo não é comercial e tampouco visa lucros.

Boa diversão!


Ações

Informação

One response

15 11 2012
Rafael Rodríguez

Hola Ivan
Excelente cartilla y felicitaciones por el trabajo que has realizado en la traducción

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: