Posso ouvir ACARS em HF?

26 01 2013

Ary Boender

Sim, você pode! A Allied Signal Commercial Avionics Inc desenvolveu o sistema “HF Datalink” (HFDL). Na Suécia ele é mantido pela Telia Mobitel AB. As informações abaixo foram cedidas por Lennart Deimert, da Telia Mobitel. Obrigado, Lennart!

O projeto do HF Datalink resultou nos sistemas 635 e 753 como conceitos para transmissões de dados de forma automática por HF de e para as empresas aéreas do mundo todo. O sistema foi idealizado para integração à Rede Aeronáutica de Telecomunicações, que se encontra em estágio de planejamento.

O ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) em VHF foi desenvolvido no final da década de 1970 e entrou em operação na década de 1980.

Em 1991 chegou a vez do HF, desta vez com apoio considerável da indústria aviônica. O Comitê de Engenharia Aviônica (AEEC) lançou o projeto 635/753, que resultou na homologação em 1994 das especificações padrão do modem e interface com equipamentos de rádio.

O HF Datalink permite aos aviões usar as unidades de administração ACARS já instaladas para enviar e receber dados por meio de uma rede de estações em terra por HF. Cada estação em terra estará disponível em três ou mais frequências simultaneamente.

Para auxiliar a busca por uma frequência utilizável, cada estação em terra transmite pacotes de administração do sistema (“squitters”) a cada trinta e dois segundos em três ou mais frequências ativas. As aeronaves podem medir a qualidade de cada canal e usar essa informação para selecionar e automaticamente sintonizar uma frequência que permita transmissão livre de erros com taxas adaptáveis de dados de 150, 300, 600, 1200 e 1800 bps. Uma rede de 9-14 estações em terra aumentará a cobertura das redes de ACARS em VHF em escala mundial para voos sobre rotas oceânicas no Atlântico, Polo Norte, América do Sul, África, Pacífico e Ásia.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: