Melhore a seletividade do seu receptor

3 03 2013

Bill Nienajadly

Com a simples troca de filtros cerâmicos em seu sintonizador/rádio uma melhora substancial na rejeição da recepção de canais adjacentes ocorrerá. Tive a oportunidade de substituí-los em um G.E. Super Radio e em um Sony ST-J60 com resultados excelentes.

Antes da modificação eu me considerava sortudo se sintonizasse uma emissora em 96,1 distante 95 km da minha localidade. Após a modificação os resultados foram excepcionais. O Sony recebe emissoras de várias outras cidades bem como outras adjacentes com pouca dificuldade. No Super Radio os resultados foram tão bons quanto. É importante ressaltar que moro a 20 km de Nova Iorque.

Tenha em mente que esta modificação não ajudará em nada quanto a problemas de rejeição de imagens nem tornará seu micro-system um Mac-78! Mas se seu problema é culpa de emissoras em canais adjacentes você deve fazer a troca dos filtros cerâmicos do seu equipamento.

Nesta modificação usei filtros de 180 kHz. Não é um componente crítico e além do mercado local, uma rápida busca na internet levará você à várias fontes. E o melhor: não são caros!

Se você não tiver certeza do que está fazendo por conta do procedimento envolver habilidade com solda e um mínimo de conhecimento de eletrônica, recomendo a você pedir ajuda a um radioamador ou rádio-técnico.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide FM/TV DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: