O aniversário da Rádio Austrália – Wanneroo

21 07 2013

Adrian M. Peterson

Há mais de setenta anos a “Australia Calling” (Austrália Chamando) foi inaugurada pelo Primeiro Ministro da Austrália, Mr. Robert Menzies. Anos depois, Mr. Menzies foi condecorado e passou a ser conhecido como Sir Robert Menzies e a Australia Calling foi renomeada como Rádio Austrália.

Na época da inauguração, em 20 de dezembro de 1939, Mr. Menzies celebrava seu 45º aniversário e ocupava seu mandato inaugural como Primeiro Ministro; a Australia Calling ia ao ar por meio de três transmissores de ondas curtas em duas localidades diferentes; dois com 10 kW em Pennant Hills/New South Wales e um com 2 kW em Lyndhurst/Victoria.

Durante o mês seguinte, testes preliminares começaram a partir de um quarto transmissor, novamente com 2 kW, instalado em uma terceira localidade, Wanneroo, no oeste australiano. Neste artigo será dada ênfase ao referido transmissor.

Em 1932 o Departamento de Correios adquiriu uma propriedade em Wanneroo, no extremo norte do estado, com o objetivo de instalar uma nova emissora de radiodifusão. No final do ano, um transmissor de ondas médias da estação da 6WF (com oito anos de uso) que estava instalado no topo de um prédio comercial no subúrbio de Perth foi aposentado para que uma nova unidade de 5 kW da ABC fosse instalado em Wanneroo.

Em 1938 começaram os trabalhos em Wanneroo para a instalação de dois transmissores adicionais de radiodifusão, sendo um para para ondas médias e outro para ondas curtas. O transmissor de ondas médias da estação 6WN foi transferido do prédio dos correios da cidade para Wanneroo e um novo transmissor de ondas curtas (VLW) foi instalado para cobertura de áreas no interior do oeste australiano.

Os primeiros testes conhecidos da estação de ondas curtas VLW foram captados nos Estados Unidos em 7170 kHz em setembro de 1939. Com a inauguração da Australia Calling, foram feito planos no sentido de incorporar esta nova unidade na costa oeste para uso em tempo parcial com programação dirigida à África do Sul e Indonésia.

Testes adicionais da VLW foram captados em todo o país e na Nova Zelândia nas semanas seguintes e, no Ano Novo (1940), as transmissões de teste foram dirigidas especificamente à África. Tal transmissor passou a levar ao ar a programação da Australia Calling em 7 de abril de 1940 com conteúdo em Inglês e Africâner.

Curiosamente dois indicativos foram usados por este transmissor. Um era para uso do serviço do serviço interior do oeste australiano da ABC e outro para o serviço externo da Australia Calling conforme segue:

VLW2 – programação da ABC – 9615 kHz

VLW2 – Australia Calling – 9650 kHz

A série inicial de transmissões dirigidas à África da VLW consistia da retransmissão da programação de Melbourne da Rádio Austrália e durou menos de um ano. Um novo serviço em Malaio para as ilhas asiáticas ao norte da Austrália foi inaugurado em outubro de 1941, mas logo foi descontinuado.

Em 1945, o transmissor de 2 kW da VLW foi retirado completamente da programação da Rádio Austrália e seu conteúdo foi transferido para três novas unidades de ondas curtas de alta potência instaladas em Shepparton/Victoria. O transmissor VLW passou a ser usado exclusivamente para o serviço regional da ABC destinado ao interior.

Em 1959 começaram os trabalhos para construção de um novo prédio em Wanneroo que abrigaria vários transmissores novos de ondas médias e curtas. Tais unidades, sendo três de ondas curtas e quatro de ondas médias com potências entre 2 kW e 50 kW entraram em operação em 1962.

Em 1963, uma série de transmissões de teste com 50 kW destinadas à África foram feitas a partir de Wanneroo; seis anos depois foi feita uma nova série de transmissões do gênero com 10 kW; e em 1983, outros testes com três dias de duração ocorreu tendo o mesmo destino.

Em 1984 foram feitos testes direcionados à Antártica usando um transmissor de 10 kW e antena rômbica. A progamação era em Inglês e Francês fazendo retransmissão da Rádio França Internacional.

Os transmissores de ondas curtas em Wanneroo foram usados para o serviço regional e internacional durante 55 anos, mas agora fazem parte da história. Suas unidades foram descontinuadas em 1994. Durante mais de meio século de serviço eles levaram ao ar programas do serviço regional da ABC/Perth e para retransmissões da Rádio Austrália destinadas à África, Oriente Médio, Ásia e Antártica.

Cartões QSL deste serviço em ondas curtas durante seu primeiro ano foram emitidos pela ABC em Sydney e tinham um canguru sobre um fundo laranja.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: