Avaliação do WRTVH 2015

22 03 2015

Adrian M. Peterson

A edição de 2015 do World Radio TV Handbook mantém sua reputação em excelência de impressão, informações detalhadas sobre a radiodifusão em 240 países, com uma série da mapas em cores, artigos ilustrados e interessantes e propagandas mostrando o que há de mais moderno no mundo do rádio. Essa publicação contém o mesmo número de páginas da anterior (672) e a lista de colaboradores inclui Dexistas muito conhecidos.

No início da edição está uma biografia com foto de Mauno Ritola, da Finlândia, editor web e de boletins de programação da publicação. Na sequência há artigos descrevendo vários receptores e equipamentos do gênero.

David Porter elaborou um histórico dos 70 anos da estação de Wooferton da BBC com belas fotos; Max van Arnhem traçou um diagnóstico quanto ao futuro do Dexismo; e David Foster elaborou o relato de visita à uma estação na ilha Lord Howe Island, no Pacífico Sul. Há 13 páginas de mapas em papel brilhante assim como na edição de 2014.

A edição 69 deste anuário continua com mais de 400 páginas e mantém a tradição de listar todos os países do mundo em ordem alfabética com as últimas informações sobre emissoras de ondas médias, FM e curtas. O primeiro país da lista é o Afeganistão, com as estações de FM e ondas médias desse país castigado por conflitos.

Surpreendentemente o Alaska possui quase 50 emissoras de ondas médias e algumas de FM. Há algumas poucas no ar a partir da Antártida; são necessárias 33 páginas para para todas as estações de ondas médias e FM do Brasil. Aparentemente a estação de FM de baixa potência na Ilha Pitcairn, no Pacífico Central, está inativa. A estação marítima de Mônaco 3AC segue com sua transmissão meteorológica em ondas curtas. E também confirma com cartão QSL.

Também há oito páginas com informações detalhadas sobre estações clandestinas operando em ondas curtas; também há uma lista das estações de sinal horário. Outra lista inclui vários clubes Dexistas ativos do mundo todo.

Todas as estações de ondas curtas são classificadas por frequência, tornando mais fácil a identificação de emissoras desconhecidas.

Como sempre, a última edição do World Radio TV Handbook é aquisição importante para qualquer Dexista. Os ouvintes casuais e expatriados que desejam ouvir músicas e notícias de sua terra natal certamente acharão a edição de 2015 de inestimável valor.

A edição de 2015 do World Radio TV Handbook terá lugar garantido ao lado do receptor de muitos ouvintes de ondas curtas mundo afora.

Todas as 69 edições do World Radio TV Handbook, de 1947 até a última estão devidamente armazenadas em duas estantes no escritório da Rádio Mundial Adventista em Indianápolis.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: