O fim da BBC Tailândia

21 10 2017

Adrian M. Peterson

Logo após a BBC começar a trabalhar na construção da estação retransmissora no leste asiático, em uma área de floresta em Hong Kong, ela começou a planejar outro retransmissor em algum local da Ásia. A estação retransmissora da BBC em Tsang Tsui colocou em operação seus dois transmissores de ondas curtas de 250 kW em 27 de Setembro de 1987.

Na época, o planejamento de outra estação de ondas curtas estava em curso e foram consideradas diversas áreas no Reino da Tailândia. Originalmente seria operada em conjunto pela BBC e Rádio Netherland para melhor cobertura do sub-continente indiano. A ABC e Rádio Austrália também demonstraram interesse em construir uma estação retransmissora de ondas curtas no país naquela época.

Em Outubro de 1990, a Rádio Netherland anunciou que estava deixando o projeto devido aos custos de instalação e operação. Inicialmente a BBC estimou que ela teria um custo de construção de 17 milhões e 3,5 milhões para operação, embora a tenha saído por mais qua o dobro de tal estimativa. Provavelmente a Rádio Austrália encontrou a mesma realidade financeira e por isso abandonou o projeto.

Em 1993, a BBC ampliou os planos por conta da necessidade de fechamento e demolição da estação em Hong Kong antes da devolução do território à China. A área de cobertura foi ampliada para todos os países da Ásia e Extremo Oriente. Curiosamente, na mesma época a Rádio Austrália voltou a demonstrar interesse em construir uma estação retransmissora de ondas curtas na Tailândia.

Em 1994, o governo tailandês ofereceu à BBC a escolha de cinco locais, todos verificados antes da decisão final. A escolha foi por um terreno em formado de letra T no centro do país, a 241 km norte de Bangkok. O centro transmissor foi instalado em uma área pantanosa próxima a um pequeno lago a 12 km ao norte da cidade de Nakhon Sawan.

A construção da estação, que contaria com quatro transmissores de 250 kW e treze sistemas de antenas começou em Agosto de 1994. Em 8 de Maio de 1995, uma cerimônia de inauguração foi conduzida no local, com a participação de representantes da BBC e do governo tailandês. Uma multidão das vilas adjacentes também participou do evento.

As transmissões de teste começaram em 1996, seguidas pela transferência gradual da programação da estação da BBC em Hong Kong para a da Tailândia. Na época, dois transmissores franceses Thomcast modelo Model TSW2250 já tinham sido instalados com diversos sistemas de antenas.

Em 18 de Novembro de 1996 a estação na Tailândia assumiu por completo a programação de Hong Kong, embora ela tenha permanecido como reserva nas três semanas seguintes. Após isso, os transmissores de 250 kW Marconi modelo B131 foram removidos e preparados para envio à Tailândia, onde foram instalados e ativados no início de 1997.

Em 29 de outubro de 1997 a estação retransmissora da BBC na Tailândia foi inaugurada oficialmente pelo príncipe Philip, durante uma viagem por vários países asiáticos feitos pela rainha Elizabeth.

Em 2001, um transmissor adicional de 250 kW foi instalado em conjunto com um sistema de antena novo. Ele passou por testes em Outubro, entrando posteriormente em operação regular. Em Abril de 2009 a estação ficou fora do ar por alguns dias por conta de inundações na região.

A última transmissão ocorreu em 31 de Dezembro de 2016, sem maior alarde ou anúncio anterior. Devido falta de acordo entre a BBC e o governo tailandês, a licença não foi renovada e a emissora anunciou o fechamento permanente por conta do alto custo operacional.

Na época do fechamento, a estação era operada sob contrato pela Babcock Media Services e contava com cinco transmissores de ondas curtas de 250 kW, treze antenas e quatro mastros. Fica a pergunta: O que acontecerá com a estação e seus equipamentos? Serão removidos e reinstalados em outro lugar?

Os ouvintes que receberam uma confirmação da estação retransmissora da BBC na Tailândia tem agora um pedaço da história do rádio.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: