Cartões QSL em vermelho, branco e azul

29 10 2017

Adrian M. Peterson

Como é de amplo conhecimento, os Estados Unidos tiveram participação ativa nos eventos da II Guerra Mundial após o ataque devastador à Pearl Harbor, no Havaí na manhã do Domingo, 7 de Dezembro de 1941. Portanto, os conflitos até então separados na Europa e Ásia foram combinados e culminaram no que foi outro em escala mundial.

Como parte do esforço estadounidense, o governo assumiu o controle de todas as emissoras de ondas curtas do país um ano depois, em Novembro de 1942.

Na época, os historiadores do rádio diziam que a Alemanha operava um total de 68 transmissores de ondas curtas, tanto em seu território como em outros países da Europa que estavam sob domínio do Terceiro Reich. O Japão operava 42 transmissores de ondas curtas, tanto no país como em territórios da Ásia que estavam sob o Grande Império Japonês.

Na Inglaterra, durante o início do conflito em Setembro de 1939, a BBC operava apenas 8 transmissores de ondas curtas, todos localizados em Daventry. Entretanto, a emissora implementou um rápido programa de expansão, e quando os Estados Unidos entraram no conflito, no final de 1941, ela contava com um total de 32 transmissores de ondas curtas em seis localidades distintas.

Quando o governo dos Estados Unidos assumiu o controle de todas as estações de radiodifusão de ondas curtas do país, havia apenas doze transmissores de ondas curtas disponíveis. Entretanto, quatro empresas tinham transmissores utilitários de baixa e média potência que poderiam ser usados se necessário.

Na época existiam apenas dois transmissores de radiodifusão no ar a partir da costa oeste dos Estados Unidos; KGEI com 50 kW em Belmont e a nova estação KWID em Islais Creek, ambas no subúrbio de San Francisco, na Califórnia. O governo rapidamente implementou um programa de crescimento em duas etapas, com a construção de novos centros transmissores e o uso de transmissores utilitários que já estavam em operação.

A Voz da América fez sua primeira transmissão em 1 de Fevereiro de 1942 com um programa em Alemão que foi retransmitido pela BBC. A organização que a controlava, o Escritório de Informação de Guerra foi organizado em 13 de junho de 1942 e ocupou um escritório na costa oeste no número 111 da Sutter Street em San Francisco. Ele era o quarto prédio mais alto da cidade e tinha abrigado anteriormente a NBC.

Conforme as transmissões via Califórnia começaram a aumentar, o mesmo ocorreu com o número de informes de ouvintes distantes. No início não haviam cartões QSL, mas quando o influente Arthur Cushen, de Invercargill, Nova Zelândia, escreveu uma carta de explicação ao OWI, foi preparado um cartão genérico que podia ser usado para confirmar todas as estações da costa oeste da VOA.

O desenho do cartão contava com as cores da bandeira. Ao longo do anos, o OWI emitiu uma grande quantidade deles em ao menos quatro séries, além das diferentes identificações.

A primeira série identificava especificamente cada estação. A segunda tinha uma área em branco para o indicativo ser inserido com uma máquina de escrever. A terceira era muito parecida, mas com fonte diferente. Houveram também dois QSLs semelhantes no desenho, mas preparados especificamente para as estações KWID e KWIX.

Geralmente havia apenas um indicativo em cada cartão, embora inicialmente quando dois transmissores eram usados em conjunto, ambos eram listados. Por exemplo, os dois transmissores em Dixon, Califórnia eram usados juntos como KNBA-KNBC e outros dois como KNBI-KNBX. Da mesma forma para a KCBA-KCBF em Delano, também na Califórnia.

Quando as estações utilitárias levaram ao ar programação da VOA o OWI emitiu cartões QSL para confirmá-las também, como KWU e KWV, e também KES2 e KES3, todas de Bolinas. O transmissor de 100 kW da KRHO foi instalado no Havaí e também foram emitidos cartões com o mesmo desenho em vermelho, branco e azul.

No período em que essas emissoras foram ao ar (1942-1945), o conflito foi muito intenso no Pacífico. A entrega de correspondências entre os Estados Unidos e a Austrália e Nova Zelândia era lenta e irregular.

O QSLs eram sujeitos à censura. Um cartão de Maio de 1943 confirmando a estação KWV endereçado à Jack Fox, da Nova Zelândia, tinha um carimbo informando que tinha sido examinada pelo Censor 10177. Um de Junho do mesmo ano confirmando a estação KWY e endereçado à Max Mudie, da Austrália, tinha um carimbo do mesmo Censor 10177.

Ao longo dos anos, milhões de cartões QSL foram vendidos no Ebay, mas até onde se sabe, nenhum do período de guerra. Isso sugere que caso algum apareça à venda certamente atingirá um valor alto.

Em outros artigos abordaremos a história das estações de ondas curtas que foram confirmadas por esses famosos cartões em vermelho, branco e azul.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: