A KDKA e o início da era das ondas curtas

8 04 2018

Adrian M. Peterson

De acordo com informações históricas das estação de ondas médias KDKA, de Pittsburgh, Pennsylvania, o Dr. Frank Conrad fez suas primeiras observações com relação a propagação de sinais de rádio em ondas curtas em 1920. Ele observou que as harmônicas dos transmissores de ondas longas e médias geralmente se propagavam com melhor sinal e cobertura mais ampla em ondas curtas que a frequência fundamental. Tal fenômeno o levou a começar um estudo sério das possíveis vantagens de transmitir em ondas curtas.

Na primavera de 1921, Conrad iniciou transmissões experimentais a partir da sua estação amadora 8XK, no segundo andar da garagem da família, na esquina entre as ruas Penn e Peebles, em Wilkinsburg. As transmissões experimentais na faixa de 100 metros proporcionaram boa recepção em estações amadoras de seus amigos em Boston.

Em 1922, Conrad coordenou a construção de um transmissor de ondas curtas de 1 kW na fábrica da Westinghouse em East Pittsburgh. Em Agosto ele foi instalado em uma casa de madeira no topo do edifício K, onde entrou em operação experimental sob o indicativo 8XS.

Fotos em preto e branco tiradas durante aquele período mostravam o abrigo do transmissor no edifício K, que era o mais alto de um conjunto que abrigava diversas fábricas em East Pittsburgh. Na época, o transmissor de ondas médias da KDKA ficava no mesmo local e a antena de ondas curtas da 8XS também ficava no topo do mesmo prédio.

A antena de ondas curtas para as transmissões em 100 meters (3 MHz) tinha 12 metros de comprimento a uma altura de 10 metros do topo do prédio. A antena consistia de cinco fios paralelos unidos no lado oeste a uma linha aberta. A programação das transmissões experimentais era oriunda da emissora de ondas médias da KDKA.

Em 4 de Março de 1923, a estação 8XS começou a retransmitir em ondas curtas a programação para a emissora de ondas médias da KDPM, localizada nas instalações da Westinghouse em Cleveland, Ohio. A retransmissão ia ao ar por várias horas todas as tardes.

Em 22 de Novembro, a programação da KDKA foi retransmitida em ondas curtas para outra emissora de ondas médias, desta vez a KFKX, de Hastings, Nebraska. A KFKX levou ao ar a programação por meio de dois transmissores; em ondas médias para cobertura local e ondas curtas para abrangência regional na Califórnia.

As retransmissões em ondas curtas da 8XS para as emissoras de ondas médias KDPM e KFKX foram encerradas pouco tempo depois por conta da qualidade ruim da programação retransmitida.

Em Julho de 1924, ambos transmissores foram transferidos para outra instalação da Westinghouse, desta vez em Greensburg Pike, em Forest Hills. Distante apenas 1,5 km da localidade original, foram abrigados em um prédio de concreto.

O transmissor de ondas curtas usava um tubo de cobre de 15 metros preso a um mastro de madeira como antena. O indicativo 8XS foi abandonado e a licença histórica de Conrad 8XK foi transferida para a Westinghouse.

Em um boletim de Abril de 1928 havia o relato de que o sinal em ondas curtas da KDKA-8XK em 26 metros era muito estreito e difícil de sintonizar e em 62 metros era forte, mas com modulação ruim. No mesmo ano, a regulamentação internacional incluiu a letra W como primeira a ser incluída nos indicativos, então a 8XK tornou-se W8XK.

Na busca pela melhora da cobertura em ondas médias da região de Pittsburgh, outra mudança foi feita em 1931. Uma nova estação de grande porte foi então construída em Saxonburg, após outros 62 locais próximos terem sido examinados.

Em homenagem à KDKA e como forma de dar as boas vinda à emissora, o nome da via em que a estação foi construída adotou o nome KDKA Boulevard. Entretanto, um ou dois anos depois a KDKA Boulevard foi renomeada como Saxonburg Boulevard.

O prédio em Saxonburg foi construído em uma área de 130 acres e contava com quatro transmissores de ondas curtas de 40 kW cada. Os transmissores de ondas médias foram instalados na parte norte e os de ondas curtas na parte sul.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: