Radiodifusora La Voz del Rio Carrizal

14 04 2018

Phil Schnabel

Os sons da Radiodifusora La Voz del Rio Carrizal (Radio Carrizal), localizada a 50 km da costa do Pacífico em Calceta, Manabi, foram ao ar pela primeira vez em 1 de Dezembro de 1959. No contexto da radiodifusão comercial, ela serve como fonte de informações sobre eventos locais e fonte de entretenimento de sua audiência, atuando como vínculo entre Calceta e os locais mais distantes do país.

Foram feitos diversos avanços pelo Gerente, Roque Navarrete Velasquez e pelo Diretor de Programação, Ovido Velasquez e seus filhos, L. Velasquez, E. Velasquez N. e V. Navarrete V., que atuam nas áreas técnica e administrativa. A afiliação com a Asociación Ecuatoriana de Radiodifusors – Nucleo de La Provincia de Manabi, ajudou a alargar o escopo da programação de forma a atender tanto a audiência regional como nacional.

Atendendo a demanda principal, a seleção musical levada ao ar pela Radio Carrizal reflete o gosto da população costeira. Contrastando com diversas emissoras equatorianas, que atendem primeiramente a uma vila ou província, a Radio Carrizal obteve audiência em nível nacional operando apenas em ondas curtas “para todo el pais”.

A emissora tem avançado tecnicamente e agora possui recepção ainda melhor nas áreas distantes. Em 1970 a potência de saída foi melhorada de 500 para 2000 Watts.

Até o dia 22 de Junho a Radio Carrizal operou nominalmente na frequência de 3630 kHz. As transmissões ocorriam em 3570 kHz devido ao ajuste inadequado do cristal do transmissor. A mudança de frequência foi ordenada pelo governo militar e a partir de 24 de Junho as transmissões passaram aos 3260 kHz. Tal mudança ocorreu pelo desejo do governo de sistematizar tecnicamente a radiodifusão no Equador. O gerente solicitou informes de recepção da nova frequência.

A recepção da HCOS4 tem sido captada por volta das 0300 UTC; o encerramento da transmissão ocorre pouco depois. A Radio Carrizal, por refletir a cena radiofônica comercial do país com uma programação orientada à comunidade e espírito progressista, certamente é um alvo interessante para o Dexista.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: