Faro del Caribe

28 04 2018

E. J. Whitehead

Entre as diversas emissoras latino americanas estão algumas estações não comerciais que buscam a melhora no nível educacional e cultural de suas populações apesar das dificuldades. Considerando a luta constante para obter fundos, para encontrar pessoal adequado e manter equipamentos desatualizados em funcionamento, é um pequeno milagre que elas continuem ano após ano e talvez seja mesmo pela graça de Deus que elas conseguem sobreviver. Uma delas é a TIFC, Faro del Caribe.

A Faro del Caribe foi fundada pelo líder religioso Clarence Jones em 1945. Naquele ano, Jones estava consciente da necessidade de uma emissora cristã na Costa Rica e fundou a emissora TIFA. O controle dela foi por pouco tempo e a posse da emissora foi para as mãos do costa-riquenho com ascendência italiana Francisco Arie. Arie, por sua vez, vendeu a TIFA à Missão Latino Americana (LAM) em 1947, evento este que iniciou a história moderna da TIFC.

Logo após assumir o controle da TIFA, a LAM começou modernizar as instalações e a recrutar pessoal adicional. Fundos foram arrecadados por uma campanha liderada pelo Dr. Kenneth Stacham, o que levou à substituição de equipamentos antigos. Entre o novo pessoal a compor a equipe estavam um engenheiro e missionário e dois ajudantes que começaram a trabalhar no Natal de 1947. Com isso, a TIFC começou  a fazer transmissões de teste com conteúdo do oratório “O Messias”. Apenas em fevereiro do ano seguinte começaram as transmissões regulares.

A emissora hoje

O nome Faro del Caribe, ou Farol do Caribe em Português, reflete o objetivo de iluminar o caminho para uma vida melhor de sua audiência. Para isso, a a TIFC (TI para Costa Rica e FC para Faro del Caribe) busca desenvolver as faculdades intelectuais e morais da nação e servindo à população o “pão diário” por meio de sua programação evangélica.

Como se trata de uma emissora não comercial, a TIFC é mantida apenas pela contribuição de sua audiência, notadamente os Evangélicos da Costa Rica, que apesar dos seus parcos recursos generosamente mantêm a emissora. Mais de 30 mil dólares foram arrecadados e investidos em novos equipamentos e instalações e, atualmente, uma campanha para arrecadar outros 20 mil dólares está em curso.

A emissora opera com uma equipe de onze pessoas em uma casa localizada em San José, a capital da Costa Rica. Administrada por Don Federico Picado O., o pessoal também inclui duas secretárias; três locutores: Isral Zuñiga, Franklin Valverde e Rafael Martinez; o diretor de programação Manuel Viquez; um assistente administrativo e três pessoas responsáveis pelo departamento de engenharia consistindo de um engenheiro, Thelvin Cabezas e dois técnicos.

Para levar ao ar a mensagem da Bíblia aos ouvintes da América Central e Caribe, ela transmite em dois idiomas e quatro frequências. A maior parte de sua programação é em Espanhol e tem início às 10:00 UTC. A programação em Inglês também é levada ao ar diariamente, começando às 03:00 UTC. Um novo transmissor de 5 kW é usado para ondas médias (1057 kHz), enquanto o mais antigo (1 kW) é usado nas frequências conhecidas de 6037 e 9645 kHz. A frequência de 97,1 MHz em FM também é utilizada, mas com apenas 250 watts. Uma torre com 75 metros de altura irradia os sinais em ondas médias, enquanto para ondas curtas é empregada uma antena dipolo.

Em sua transmissão noturna de 70 minutos (90 nos fins de semana) em Inglês, a Faro del Caribe apresenta conteúdo noticioso produzido pela Voz da América e programas religiosos variados. Entre os destaques estão os programas “Shew me a penny”, “Hour of decision”, “Baptist hour”, “Unshackled” e “The hobby of the kings”.

Milhares de cartas a cada ano são a testemunha da eficiência do trabalho evangelizador da emissora. Todas as cartas são respondidas e informes de recepção corretos, que variam entre 70 e 180 a cada mês são devidamente contestadas com cartão QSL, carta pessoal e folheto religioso. Flâmulas não estão disponíveis no momento, mas há planos de emissão de uma durante a celebração do próximo aniversário da emissora.

Tempos de crise

A TIFC sofre com um pequeno contingente, problema este que constantemente desafia a operação normal da emissora. A situação é grave a ponto que a perda de algum funcionário de setor vital pode tornar inviável sua operação. Sharon Taylor, Secretária do Serviço em Inglês explica: “precisamos de ao menos dois engenheiros. Nós temos um, mas ele não pode estar aqui o tempo todo e os ajudantes também passam pela mesma situação. Recentemente recebemos a triste notícia de que nosso engenheiro está indo trabalhar em outro emprego. Agradecemos as orações no sentido de resolver mais este problema.

Um vislumbre de esperança

Conforme se aproxima de seu 25º aniversário, a TIFC olha para o futuro com a esperança de que os problemas atuais serão favoravelmente resolvidos. Então, apesar dos problemas atuais, a Faro del Caribe tem buscado a melhora na recepção na zona rural da Costa Rica na faixa de 60 metros. A permissão para operar na frequência de 5020 kHz já foi obtida do governo do país caso a campanha de levantamento de fundos para a aquisição de um transmissor para operar nesta frequência tenha sucesso iniciará no próximo ano.

Embora a TIFC tenha alcance mundial, sua área de cobertura principal é a Costa Rica. Entre cafezais e bananais, a Faro del Caribe, com o duplo propósito de evangelizar e iluminar as mentes de seus ouvintes, trabalha sem descanso para ajudar na caminhada rumo a uma vida melhor a quem nos segue.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: