O serviço mensageiro do norte canadense

6 05 2018

Adrian M. Peterson

No verão de 1923, receptores de ondas curtas foram enviados a postos avançados da Real Polícia Montada Canadense com o propósito de permitir a sintonia da estação de ondas curtas dos Estados Unidos KDKA, de Pittsburgh, Pennsylvania. Com isso, famílias isoladas servindo no congelante norte canadense poderiam se manter em contato com os eventos no resto do mundo diminuindo assim a sensação de solidão.

A subsidiária canadense da Westinghouse em Hamilton, Ontário, sugeriu à KDKA que produzisse algum tipo de programação especial a esses moradores isolados e que fosse direcionada ao norte na faixa de ondas curtas. A KDKA, na época com apenas dois anos e meio de vida, preparou uma programação especial para o extremo norte do Canadá, iniciando o no verão de 1923 o Serviço para o Extremo Norte da KDKA.

A programação consistia de cartas dos ouvintes, mensagens à famílias isoladas e amigos, notícias, informações e músicas. Tais transmissões foram inseridas inicialmente na programação já existente da KDKA, embora conforme o tempo passou o Serviço para o Extremo Norte passou a ser um programa em si.

Tal conteúdo tornou-se regular durante o inverno, indo ao ar geralmente de Novembro a Maio. Em muito ajudou nas diversas situações em que a entrega de correspondências ou outras mercadorias foi suspensa por conta do inverno Ártico.

As transmissões eram feitas pela KDKA em ondas médias e pela 8XS em ondas curtas (posteriormente W8XK e WPIT), bem como por outras emissoras de ondas médias e curtas da Westinghouse nos Estados Unidos. O serviço foi mantido por 17 anos.

Em uma publicação de 1939 havia a informação de que a programação iria ao ar pela KDKA em ondas médias e pela WPIT em ondas curtas a partir de 1 de Novembro. Imagino que esta foi a temporada final do Serviço para o Extremo Norte, que foi ao ar até Maio de 1940.

Em 1932, uma rede pequena de transmissores de ondas médias anteriormente mantidos e operados pela Estrada de Ferro Nacional Canadense foi adquirida pela CRBC, a recém formada Canadian Radio Broadcasting Commission. Inicialmente, a CRBC operou apenas três emissoras: CRCO em Ottawa, Ontário, CRCA em Moncton, New Brunswick e CRCV em Vancouver, Columbia Britânica, com a estação Vancouver como cabeça de rede.

Logo depois de organizada, a CRBC começou a planejar seu próprio serviço para o norte, que passou a ser uma cópia bem sucedida da empreitada da KDKA-8XS. Em Dezembro de 1933, o novo programa, sob o título Mensageiro do Norte Canadense, foi inaugurado em um programa especial de sábado à noite e transmitido a partir de todas as emissoras de ondas médias da crescente rede da CRBC.

No início, as transmissões tinham um duração de uma hora e meia a duas horas e iam ao ar nos sábados às 23:30. Assim como para as transmissões via KDKA-8XS, consistia de cartas de ouvintes, mensagens importantes de familiares e amigos, notícias e músicas. Da mesma forma era transmitida durante o inverno no Ártico, entre Novembro e Maio.

A produção dos programas era feita no estúdio da CRBC em Toronto. A estação de ondas médias em Toronto contava com uma mistura interessante de equipamentos de outras emissoras da região e utilizava o indicativo CRCT.

Além da cobertura em ondas médias, a programação ia ao ar em ondas curtas. Em seu interessante livro “The Early Shortwave Stations”, o historiador do rádio Jerome Berg, de Boston, informa que inicialmente quatro estações de ondas curtas do Canadá levaram ao ar o Serviço Mensageiro do Norte Canadense de forma regular conforme segue:

VE9DN – Drummondville – Quebec – Marconi Co – 6 kW – 6005 kHz

VE9GW – Bowmanville – Ontário – Gooderham & Worts – 0,2 kW – 6095 kHz

VE9CL – Winnipeg – Manitoba – Richardson Co – 2 kW – 6150 kHz

VE9JR – Winnipeg – Manitoba – Richardson Co – 2 kW – 11720 kHz

Quatro anos depois a CRBC passou a integrar uma organização similar, a CBC, Canadian Broadcasting Corporation, fato ocorrido em 2 de Novemdro de 1936. A produção e transmissão do referido programa continuou sob administração da CBC.

Em 1937, conforme nos informa Jerome Berg, o esquema de transmissões nas noites de sábado passou a ser o seguinte:

VE9DN – Drummondville – Quebec – Marconi Co – 4 kW – 6005 kHz

CRCX (VE9GW) – Bowmanville – Ontário – CBC – 0,5 kW – 6095 kHz

CJRO (VE9CL) – Winnipeg – Manitoba – Richardson Co – 2 kW – 6150 kHz

CJRX (VE9JR) – Winnipeg – Manitoba – Richardson Co – 2 kW – 11720 kHz

W8XK (8XS) – Saxonburg – USA-PA – Westinghouse – 40 kW  – 4 faixas de ondas curtas

Dezoito anos depois e já estamos em 1954. A II Guerra Mundial já tinha terminado e a expansão e desenvolvimento do pós-guerra estavam a plano vapor. As transmissões foram reintroduzidas a partir da noite de 5 de Novembro e a lista de emissoras de ondas médias que levavam ao ar o conteúdo eram:

CBW – Winnipeg – Manitoba – 50 kW – 990 kHz

CBK – Watrous – Saskatchewan – 50 kW – 540 kHz

CBX – Lacombe – Alberta – 50 kW – 1010 kHz

CBXA – Edmonton – Alberta – 0,1 kW – 740 kHz

Cada edição do programa era produzido nos estúdios da CBC das estações CBX e CBXA em Edmonton, Alberta, para posterior transmissão em ondas médias e curtas. Exatamente uma semana depois, uma gravação da transmissão original era retransmitida pelos 50 kW da estação de ondas médias CBA em Sackville, New Brunswick.

Além da programação a partir dos estúdios da CBX e CBXA em Edmonton, esta também ia ao ar por meio da VED, uma estação utilitária operada pela Royal Corp of Signals em seu acampamento no extremo norte de Edmonton. Esta área hoje é ocupada por residências.

O transmissor militar de 5 kW, modelo TH41, foi construído pela subsidiária local da Marconi em Kanata, Ontário e usado para retransmissão da programação da CBC para uma rede pequena de estações de ondas médias no norte. As três letras do indicativo VED são relacionadas a: Canadá para a letra inicial V e Edmonton para as letras subsequentes ED.

A estação VED entrou em operação em 1924 e passou a integrar o serviço de retransmissão da CBC em 1949, permanecendo até 1956. Ouvintes relataram três canais em ondas curtas usados para alimentar as emissoras de baixa potência em ondas médias: 8255 kHz, 8265 kHz e 7230 kHz.

Dois anos depois do fim das retransmissões da CBC pela VED (1958), houve o anúncio de planos para instalação de um transmissor de 50 kW em Vancouver para cobertura de áreas isoladas no norte. Tal plano nunca foi implementado, mas houve então a inauguração do Serviço do Norte da CBC, que será tema de outro artigo no futuro.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: