Trans World Radio/KTWR

9 09 2018

Adrian M. Peterson

A revista australiana mensal Radio & Hobbies de Outubro de 1975 informou que a Trans World Radio planejava instalar dois centros transmissores na ilha de Guam. O conhecido Dexista neozelandês Arthur Cushen informou em sua coluna mensal que a TWR já tinha recebido a licença da nova estação com uma potência de 10 kW em 770 kHz e dois transmissores de ondas curtas de 100 kW para cobrir a Ásia.

Na época, a Trans World Radio estava passando por um período de expansão e Arthur Cushen informou que a estação em Guam seria a quinta, após Monte Carlo na Europa, Bonaire no Caribe, Chipre no Mediterrâneo e Suazilândia na África. A TWR já tinha instalado um escritório em Agana e planejava instalar primeiramente o transmissor de ondas médias.

A nova estação de ondas curtas foi construída próxima a cidade de Merizo, no sul de Guam. A localização atual fica apenas um pouco adentro da baía Bile, na costa oeste. Dois anos depois, em Junho de 1977, a estação de ondas curtas da KTWR estava pronta para levar ao ar transmissões, que na época consistiam inteiramente de tons e anúncios de teste. A Trans World Radio emitiu um cartão QSL especial para confirmar estas transmissões.

A programação regular começou em 4 de Setembro de 1977, na época com dois transmissores Harris de 100 kW modelo SW100 e duas antenas fabricadas pela TCI. O transmissor KTWR1 foi conectado à antena 1 apontada para o azimute 285˚, e o KTWR2 conectado à antena 2 com azimute 315˚.

Em 1980 a Trans World Radio recebeu a aprovação da FCC para a instalação de dois transmissores adicionais de 100 kW do mesmo fabricante e modelo anteriormente usado. O prédio que abrigava os transmissores foi ampliado para acomodar duas unidades adicionais e três novas antenas foram instaladas. Os testes com os novos transmissores e antenas começaram em 1981.

Em Abril de 1999, um quinto transmissor e a sexta antena foram instalados; entretanto, o transmissor de 100 kW nesta ocasião foi fabricado pela HCJB em Elkhart, Indiana. Dois anos depois, as primeiras antenas do complexo foram substituídas.

Dois dos transmissores de 100 kW mais antigos foram removidos e substituídos por outros com potência de 250 kW com módulo DRM instalado. Durante a instalação deles houve a realocação dos transmissores no prédio e o KTWR3 foi removido e colocado à venda.

O dia 11 de Novembro de 2011 foi uma data importante para a Trans World Radio. Uma cerimônia especial marcou o início da operação dos novos equipamentos com um programa de 15 minutos transmitido em DRM.

Esta transmissão especial em modo digital foi ao ar às 0900 UTC em 17640 kHz. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela KTWR e retransmitida nos Estados Unidos por várias emissora de FM e ondas médias pela Moody Bible Radio Network.

Na atualidade a KTWR está envolvida em dois projetos interessantes além da transmissão em ondas curtas. Há três anos, a Trans World Radio iniciou a instalação de três grandes conjuntos solares para a geração de energia a uma taxa de 60 kW hora por dia para cada um. Quando o projeto estiver concluído, a economia de energia será na faixa de 50 mil dólares por ano. Recentemente ela usou um dos transmissores para um projeto experimental de internet voltado à Tailândia que permitiu o download da Bíblia em smartphones.

A Trans World Radio Guam sempre foi excelente confirmadora a partir de seu escritório em Agana e mais recentemente a partir de seu endereço em Merizo. Após quase quarenta anos de transmissões, a KTWR emitiu QSLs coloridos em Inglês e Japonês. Eles retratavam bonitas imagens da ilha.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: